quarta-feira, 31 de agosto de 2016

As Viagens de Gulliver
Autor - Jonathan Swift
Gulliver é um cirurgião que vai a bordo de navios para ajudar os navegantes e atuar como médico de emergência em determinadas ocasiões Em sua primeira viagem ele chega à uma ilha chamada Lilliput, onde todos os cidadãos são pequeninos. Gulliver come, beber e em pouco tempo aprende a língua falada pelos cidadãos daquela ilha, e com isso melhora sua convivência com os cidadãos da ilha.“O homem montanha”, como era chamado pelos cidadãos, é ordenado pelo rei a lutar contra os Blefuscu, povo que discordava dos Liliputianos quanto a forma de quebrar o ovo: se pela ponta mais fina ou pela mais grossa. Gulliver vence a Batalha e recebe um título de honra. Além disso, também fica amigo do rei de Blefuscu.Novamente terá de fazer um serviço para o rei, desta vez ele é chamado para apagar um incêndio na casa da imperatriz. Gulliver apaga o fogo com sua rina, o que era ilegal naquele país.O rei de Liliput tenta matá-lo aos poucos de fome por sua atitude. Avisado por um amigo importante da corte, Gulliver foge para Blefuscu e lá é ajudado a retomar para Inglaterra.
Depois de retornar à sua casa ele embarca em mais um navio para uma nova viagem. Desta vez acaba perdido e sozinho nas terras de Brobdingnag, um lugar onde, todas as pessoas são gigantes.Agora Gulliver é tido como um pequeno objeto de adorno para o cidadão que o encontrou, fazendo dele fonte de renda e lucro.Com o propósito de melhor cuidá-lo e ensiná-lo seu idioma, a filha do comerciante o veste para que até mesmo o Rei possa vê-lo dançar e brincar. Mas infelizmente ele vive algumas desventuras naquela terra por conta de sua altura, porem ele encontra por marinheiros ingleses e retorna a sua casa.
Em sua terceira viagem passou por Labuta, Balnibarbi, Glubbdubdrib e Luggnagg. Na primeira viagem ele se encontra em umas ilha voadoras, onde os cidadãos ignoram todos os outros estudos e exaltam a matemática e a música, entretanto são péssimos nas outra matérias .
Após sua partida de Labuta ele foi para Balnibarbi, encontrando lá construções mal feitas e nenhum sinal de árvores ou qualquer outro tipo de planta.Gulliver encontra um cidadão que tem sua casa perfeita, já que todos os outros estudam em métodos difíceis de como começarem uma casa pelo telhado. Então partiu para a Ilha de Glubbdubdrib, depois de passar por Luggnagg. Em Glubbdubdrib quase todos eram fantasmas ou espíritos que se esvaíam ao estalar de dedos. Gulliver depois de uma conversa com Alexandre, o Magno voltou à sua casa.
Em sua última viagem foi ao país dos Houyhnhnms, a terra dos cavalos inteligentes. Esta foi a viagem que deu à Gulliver maiores ensinamentos. Um dos mais difíceis foi aprender o dialeto dos quadrúpedes, já que ele precisou relinchar como um cavalo para que seu tom de voz saísse semelhante ao dos animais. O segundo pior ensinamento foi convencer os cidadãos da cidade de que ele não era um Yahoo, termo usado para designar os primatas da ilha. Em sua volta à sua cidade a pior parte foi esquecer os costumes cavalares, já que ficou um longo tempo falando de maneira “relinchosa”".

Por:Victor Silva Guedes

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Criaturas: o mundo secreto alem da porta

                Autor:Tiago Fernandes           Aluno:Marcos Paulo                                                                                                                                                                                          O livro conta a história de um garoto chamado Jonas, que ao se mudar para uma nova cidade acaba fazendo novas amizade, Carlinhos e Lorena mas descobre que coisas estranhas acontecem as crianças dessa cidade: elas são visitadas por estranhas criaturas através de seus armários.                                                                                                                                                                                 Jonas ao ficar sozinho em casa uma vez, acaba fazendo contato com essas estranhas criaturas e descobrem que estão sendo obrigadas a roubar os medos dos seres humanos para não serem expulsos do próprio planeta. Mas que existe uma lenda que diz que um guerreiro ira liberta-los dessa maldição.                                                                                                                                                                                O pequeno garoto então, acompanhado de seus amigos entram no armário com as criaturas para ajuda-los a libertarem do terrível Zargo e trazer de volta a paz do mundo das criaturas.

Fazendo meu filme 1 (A estreia de Fani)

Fani tem 16 anos , com uma paixão platônica por seu professor de biologia, além disso sonha em ser diretora de um filme e ama sua coleção de DVDs.
Surge então a oportunidade de um inesperado intercâmbio para a terra da rainha. Porém seus país não à apoiam, pois segundo eles essa profissão não traz futuro e está muito longe de ser realizada. Sua mãe deseja que ela seja uma advogada bem sucedida, para também poder contar as realizações da filha para suas amigas. Apesar disso a jovem faz uma prova para tentar conseguir a tão esperada viagem para Inglaterra. Logo que conta para seus amigos sobre sua possível ida percebe que seu melhor amigo, Léo, começa a trata-la de uma forma indiferente. Quando descobre o real motivo pelo qual isto está acontecendo, a indecisão toma conta da garota. Ir ou não ir? Realizar um sonho ou seguir a vontade dos pais? Só lendo para descobrir! A história é dividida em quatro livros. Cada um narra momentos diferentes que a personagem passa. Desde sua vida em Belo Horizonte até chegar em sua fase adulta. Com o passar das páginas percebemos o amadurecimento, seus novos sonhos, desejos, gostos, uma independência maior e etc...
Mostra a situação que muitos jovens sofrem com: paixões, incertezas, relacionamento tanto amoroso quanto familiar, decepções e conquistas, é claro!





Autora do livro 


Nome: Isadora Salim



segunda-feira, 29 de agosto de 2016

  
                                    OS BRUZUNDANGAS
                                        (LIMA BARRETO)

No livro ‘’Os Bruzundangas’’  fala sobre uma nação fictícia. Seus capítulos falam outros temas como  a diplomacia,  Constituição, transações e propinas, os políticos e eleições em Bruzundanga. Critica os privilégios da nobreza, o poder das oligarquias rurais, a futilidade das sanguessugas do erário, desigualdades, saúde e educação tratadas com desdém, enfim , ele retrata os problemas como se fossem em um pais real
A historia do livro é um diário de viagem de um brasileiro que morou tempos na Bruzundanga, conheceu sua cultura , a escola samoieda e sua economia confusa que exalta a riqueza do país, sendo dominada pelos cafeeiros da província de Kaphet.
Lima Barreto expoem as desigualdades quem ocorrem no Brasil mas em uma naçao fictícia, 
ela quis ''satirizar'' os problemas de uma nação,o livro é bem crítico más que ira fazer você
abir a sua mente em questão de desigualdade e politica.

Aluno:Antonio emilio
Resultado de imagem para os bruzundangas

domingo, 28 de agosto de 2016

Fazendo meu filme 2

Titulo: Fazendo meu filme 2
Autora: Paula Pimenta (1975) nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 02 de junho de 1975. Aos 16 anos de idade embarcou para um intercâmbio de seis meses nos Estados Unidos. De volta, iniciou o curso de jornalismo, mas não concluiu. Formou-se em Publicidade pela PUC de Minas Gerais.
Em 2001, Paula Pimenta começou sua carreira de escritora, com o livro de poemas “Confissões”. Foi para Londres fazer um curso de “escrita criativa”. Nas horas vagas, recuperou sua história de amor impossível da adolescência e criou “Fani”, personagem que, prestes a viajar para um intercâmbio, se apaixona por um amigo. Era o primeiro livro da série “Fazendo Meu Filme”, iniciada em 2008, que se transformou em best-seller.

Resultado de imagem para paula pimenta biografia
Resenha; Fani vai para um intercambio em Londres, e deixa para trás sua família e o seu "amigo" Léo, que durante a sua viagem ela descobre que ele não é somente um amigo, e sim o amor da sua vida. Ela se da muito bem com a sua família Londrina, porém sente muita falta de tudo da sua cidade de origem, em alguns momentos pensou em desistir e voltar para sua casa, principalmente por se lembrar do que aconteceu quando ela estava embarcando; Léo deu um beijo nela, na frente de todos, e isso a fez perceber que o amava. Quando ela tentou ir embora, todos disseram para ela não ir, inclusive o seu amor que precisou criar uma estrategia na qual ele fingiu estar namorando para Fani não querer voltar, isso funcionou, ela ficou triste, porem sua irmã do intercâmbio a levava para sair e conhecer novas pessoas, e ela fez isso, conheceu Cristian e começaram namorar, porem ela sabia que ele não era seu amor, então terminaram. Durante sua viagem ela fez muitas amizades, não sentia mais tanta falta do Brasil, mas ela teve uma briga com a familia de Londres, então sentiu vontade de voltar, e esse dia estava se aproximando e ela não queria voltar para a sua cidade deixando desavenças, eles conversaram e se resolveram. Quando ela estava prestes a ir embora a sua irma a contou da estrategia de Léo, que pediu a sua ajuda para distrair Fani, que ficou muito feliz com a noticia e ansiosa para reencontrar o seu verdadeiro amor.
Foi isso que aconteceu, quando ela chegou no aeroporto Léo e toda a sua familia estavam a esperando, eles se beijaram e ficaram juntos, vivendo esse amor que superou ate um ano de distância.
Resultado de imagem para fazendo meu filme 2Por; Júlia Lenhari Zucolotto
Nome : A Vida Por Um Fio                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Aos dezenove anos , Denis está internado num hospital para recuperação de drogados . Entre alucinações e insonia fazia um flash-back de sua vida , recordando como tudo começou e o que aconteceu ate chegar ali . Decepções , sofrimentos , perdas...                                                                    Lembra-se de como conheceu nina e descobriu o amor por um fio que ainda mantém ligado a vida .    Pra Denis era um novo inicio de jornadas repletas de batalhas a serem vencidas e obstaculos que precisam ser superados                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       nome Vinicius                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

sábado, 27 de agosto de 2016

Quatro contos

O livro reúne 4 contos do escritores : O. Henry. ; Edgar Allan Poe. ; Arthur Conan Doyle e Washington Irving

O Presentes de reis magos  : uma mulher ,quer presentear seu marido na noite de natal; eles só tinham duas coisas para orgulhar : o cabelo longo e lindo da mulher e um relógio de ouro do homem; como a mulher não tinha dinheiro para presentear seu marido decide vender seu cabelo , para conseguir dinheiro para comprar o presente ...

A Carta Roubada: essa historia se passa em paris ; o delegado da cidade vai ate a casa de Dupin , para ajudá-lo a resolver caso , de uma carta roubada; o delegado continua , falando que a carta foi roubada pelo misterioso D... ; o delegado faz todas as buscas e investigações que o detetive pediu, mas nada, depois de 1 mês o delegado voltou deprimido...

A sociedade dos ruivos: um homem ruivo descobriu e começou a participar de uma ”sociedade dos ruivos” , onde ele ganhou e trabalhou para um homem chamado Sr.Ducan  Ross , mas um dia essa sociedade acabou e o homem nunca soube o por que; então ele decide ir atrás dos detetives Sherlock Holmes e Watison ara resolver esse mistério...

Rip Van Winkle: um dia Rip e seu cachorro, estão procurando um bom  lugar com para descansar; eles chegam na montanha Catskiil,onde encontram alguns ”homenzinhos” com uma bebida estranha , Rip bebe o líquido estranho e ...  



                                                        INOCÊNCIA 
Resultado de imagem para inocencia visconde de taunay


Este livro conta sobre a história de amor impossível entre Inocência e Cirino.
Cirino é um médico pouco conhecido que foi até a casa de seu Pereira cuidar de Inocência que estava doente, ao conhecer ela fica encantado com sua beleza e muito apaixonado, mas ela já era prometida á Manecão, um vaqueiro bem simples.
O pai de Inocência, Pereira é um senhor humilde que viveu sua vida no sítio, e que se deu o poder de escolher com quem sua filha iria se casar.
O médico não desiste, pelo contrário, ele mantém sua palavra.
Chega também ao sertão o Sr. Meyer, que defende muito o irmão Pereira, mas que também começa a elogiar muito sua filha fazendo com que todo o respeito que um tinha pelo outro, acabasse em desconfiança e ciúmes.
Inocência cansada de todos os conflitos que estavam acontecendo entre eles, disse a Manecão que não o amava e que iria se casar com Cirino.
O vaqueiro não aceita isso, e toma atitudes cruéis.
Quais atitudes?
O que será que acontece?
Leia o livro e descubra esse final emocionante!!

 VISCONDE DE TAUNAY
Resultado de imagem para visconde de taunay biografia

Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay, primeiro e único visconde de Taunay, (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1843— Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1899) foi um nobre, escritor, músico, professor, engenheiro militar, político, historiador e sociólogo brasileiro.
É o patrono da cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Música.
Alfredo Taunay nasceu em uma família aristocrática de origem francesa no Rio de Janeiro. Seu pai, Félix Émile Taunay, era pintor, professor e diretor da Academia Imperial de Belas Artes e seu avô paterno foi o também conceituado pintor Nicolas-Antoine Taunay. Sua mãe, Gabrielle Herminie de Robert d'Escragnolle, era irmã do barão d'Escragnolle, filha de Alexandre-Louis-Marie de Robert, conde d'Escragnolle, sobrinha do visconde de Beaurepaire-Rohan e neta de Jacques Antoine Marc, conde de Beaurepaire.
Após obter seu bacharelado em literatura no Colégio Pedro II em 1858, aos quinze anos de idade, Taunay estudou física e matemática na Escola Militar de Aplicação, da qual se originaram a Escola Militar da Praia Vermelha (atual Academia Militar de Agulhas Negras), a Escola Técnica do Exército (atual Instituto Militar de Engenharia) e a Escola Central Politécnica (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), tornando-se bacharel em Matemática e Ciências Naturais em 1863.
Casou-se com Cristina Teixeira Leite, filha do barão de Vassouras, neta do primeiro barão de Itambé e sobrinha-neta do barão de Aiuruoca. Seu filho foi o historiador Afonso d'Escragnolle Taunay, membro da Academia Brasileira de Letras.

                                                             Nome: Amanda Câmara
"Como eu era
 antes de você "

Vou escrever as coisas mais importantes e se quiserem saber o final leem este livro,muito bom.

Este livro conta uma história de romance entre uma moça de 26 anos e um moço de 35 anos, Louisa Clark e Will Traynor.
Louisa tinha sido demitida  de seu emprego e foi aí que tudo começou. Estava a procura de empregos e achou um anúncio falando que era um tetraplégico e que só era para o turno da tarde, e era pertinho de sua casa. Ela não  tinha todas as qualidades para cuidar de Will,mais sua mãe á contratou por causa de sua alegria e que o animasse ,porque já fazia 1 semana que a outra cuidadora tinha sido demitida. Só que aconteceu um pequeno desastre, sua saia rasgou no meio da entrevista, e já teve sua primeira impressão com o Will.
Depois de uns meses Lou resolveu tirar o Will de casa para ver se mudava de ideia , então resolveu levar ele em um concerto e já aproveito que nunca foi em um. Pode ter certeza de que ninguém esquecera esse dia porque foi o dia em que o Will falou que queria ficar só mais 10 minutos dentro do carro com uma garota de vestido e foi ai que Lou começou a se apaixonar por ele. Tirando que no meio do concerto Will estava incomodado com alguma coisa que tinha em seu colarinho do paleto, Lou foi ver e tinha uma etiqueta , arrancou com o dente e falou: ainda bem que não é nas calças..
Vamos para á parte que mais me deixou triste,Lou estava fazendo de tudo para fazer Will desistir da sua opinião de se matar, mais nada o fazia já tinha escolhido isso e não queria ficar em uma cadeira de rodas até morrer, só que o ponto mais marcante é que desde o primeiro momento já teve um clima entre eles, e o que uma pessoa faz por amor e para salvar a vida de alguém que ama, e isso é muito valorizado entre as pessoas.

"Uma história sobre como o amor é capaz de florescer nas situações mais improváveis...''

Jojo Moyes


Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita. E em 2012 publicou o livro Como eu era antes de você.

Nome: Maisa Gabriele 


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

     Movimentos Culturais de Juventude
Antonio Carlos Brandão
Milton Fernandes Duarte

"Movimentos Culturais de Juventude" é um livro que relata todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais ocorridos no mundo após a Segunda Guerra Mundial.
Relata principalmente a juventude e suas particularidades sendo essas contestantes à cultura da época, além de se aproveitarem das novas criações musicais como o Rock e a Bossa Nova . 
O Rock, mais tarde, foi também usado como música de protesto, por essa contracultura.
Com esse "ar"de mudanças surgiram movimentos e líderes raciais, como Martin Luter King Jr. que defendia os direitos civis dos negros e dos desfavorecidos, combatendo as injustiças e o racismo na sociedade norte-americana.
Ou Bob Dylan que transformou-se em uma espécie de porta-voz da juventude .
Alguns tópicos apresentados no livro:
  • Radicalização de movimentos estudantis
  • Vanguardas artísticas
  • Reação Punk
  • A explosão do Rock nacional 
Resultado de imagem

                       "Imagine-se num barco sobre um rio, 
com árvores de tangerina e céus de geleia[...]"
Lucy in the sky with diamonds 


Por: Beatriz Caroline Câmara

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O Diário de ANNE FRANK

Esse diário foi encontrado no sótão onde a pequena Anne Frank morou nos últimos anos de vida, seu diário se tornou um clássico em todo o mundo, uma poderosa lembrança dos horrores de uma guerra. O Diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia e a luta para sobreviver ao Holocausto. 


Diário de ANNE FRANK  - 

Em Junho de 1942,  quando os nazistas ocupavan Amsterdãn, a menina judia de apenas 13 anos, acompanhada por toda a famíli,  deixou pra trás sua residência e se refúgiou no só sótão de uma casa. Isolados do mundos exterio,  os Frank enfrentaram a fome,  o tédio e a terrível realidade do confinament,  além da ameaça constante de serem descobertos e mortos. 
Nas páginas de seu diário,  Anne Frank registra as impressões sobre esse longo período no esconderijo. Alternando momentos de medo e alegria,  as anotações se mostram um fascinante relato sobre a coragem e a franqueza humanas. 






Esse livro foi públicado em 1947, se tornou um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX. 







Fonte: Todas as informações foram retirado do próprio livro "O Diário de ANNE FRANK ". 
Nome: Ana Carolina Paco. 


sábado, 13 de agosto de 2016

A Aldeia Sagrada.



Didico é um jovem que vive no sertão da Bahia com os padrinhos, Chico e Donana.
Chico gosta de sair mundo afora, chamado de Chico-Vira-Mundo. 
Quando Chico sai em mais uma de suas andanças, deixa Didico e Donana sozinhos. Em meio a toda aquela miséria, Didico vê muitas pessoas transitando por ali em busca de um lugar melhor para viver.

Um dia, esses retirantes atacam o lugar onde Didico vive e matam o único boi deles. Em seguida a madrinha do menino morre e a fonte de água do lugar seca. Sem ninguém no mundo e diante da impossibilidade de viver ali, o jovem acaba se juntando aos retirantes.

Juntando-se a um homem chamado Juviara e a sua família, Didico inicia as andanças, retratando a miséria local. Por fim, Didido, Juviara e família acabam indo trabalhar em uma fazenda próxima ao Arraial de Canudos, onde Didico descobre que seu padrinho também está vivendo.
A partir daí, Didico narra os acontecimentos sobre a Guerra de Canudos.


O que é guerra dos canudos:
Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Francisco Marins: 
Francisco Marins passou sua juventude em uma típica propriedade rural que ele havia de imortalizar com o nome de Taquara-Póca e em uma vila. Formulou a idéia de contar em seus livros sobre a vida do interior e, também,  sobre a epopéia de integrar o território, as passadas sertanistas, as bandeiras, a lenda dos Martírios, bandeirismo, bandeiras fluviais, Expedição Langsdorff, etc.
Também é conhecida a campanha do escritor como ex-Presidente da Câmara Brasileira do Livro e Academia Paulista de Letras para a divulgação do hábito de ler e formação de bibliotecas em todo país.
É autor da série de livros infanto-juvenis sobre a fazenda Taquara-Póca, assim como de romances de caráter histórico, tendo por cenário o interior do Brasil durante a época de seu desbravamento. Vendeu mais de cinco milhões de livros, traduzidos em quinze idiomas , e é o único escritor brasileiro a participar da coleção européia Delphin, que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.
Francisco Marins é membro da Academia Paulista de Letras.

Por : Tatiely R. Kusumota