sábado, 25 de junho de 2016




DIFÍCIL DECISÃO




Difícil decisão é um romance infanto-juvenil escrito por Juciara Rodrigues, que aborda com leveza e bom-humor os diferentes estilos de relacionamento amoroso dos adolescentes. Num ambiente de férias no litoral, duas amigas, Paula e Clara,  velejam e trocam confidências ao sol.  Ao contrário de Paula, campeã em “ficadas” rápidas, Clara sonhava com namoro mais “sério”. Na temporada que as duas curtem na praia, ela conhece Marcelo e se apaixona imediatamente por ele. Em uma festa Clara conhece Osmar, lindo, porém meio boboca. Quando volta a São Paulo, na iminência da decisão, Clara vive um grande dilema. Afinal, por quem ela deve  se decidir?







                                               Resultado de imagem para LIVRO DIFICIL DECISÃO  





MATHEUS ZANATA SOUZA 












A Vida Por Um Fio - Álvaro Cardoso Gomes

A história é contada por Dênis. Ele gostava de desafiar o medo, se aventurando pelas ruas de SP com seus colegas (Natinho e Cabeção). Sua mãe vivia uma vida de luxo, saindo com as amigas peruas e sempre no telefone. A irmã (Gabi) era a mais correta na casa. Um dia, o pai de Gabi e de Dênis deu um desfalque no banco em que trabalhava e fugiu com sua secretária. A família, que vivia em uma mansão de luxo, teve que vender a casa e se mudar, pois ele deixou muitas dívidas. Mesmo com pouco dinheiro, a família segue a vida normalmente, e o Dênis começa a experimentar maconha com seus colegas. Mas os problemas para a família só aumentam: o dinheiro que havia sobrado acabou, pois a família não economizou. A mãe deles precisou admitir: que a vida deles iria mudar a partir dali. Eles se mudaram novamente para um conjunto habitacional. A mãe se formou em pedagogia e começou a dar aulas em uma escola estadual. A irmã também começou a trabalhar e era a que mais estava aguentando a barra. E o irmão… Começou a usar cocaína, depois a fumar crack. Até que ele conheceu uma garota na praia (Nina), em uma viagem. Nina fica grávida, e Dênis descobre que vai ser pai. Depois de muitos acontecimentos para conseguir dinheiro para comprar drogas, depois que eles se mudaram para o Cohab (roubo de toca-fitas no tempo , roubar um brinco de ouro da mãe, pegar dinheiro das economias da irmã) e de acontecimentos policiais, um de seus colegas (Cabeção) foi preso e o outro morreu (Natinho) em uma aventura noturna, ele chegou a bater na irmã pelo simples fato de ela ter perguntado: “Você pegou 200 reais meus?”. Depois, por causa de tudo isso e da namorada, ele se internou, com a ajuda da mãe, na clínica Água Funda de recuperação. O livro inteiro é contado por ele, dentro da clínica. 
Por: Anna Karolyna

Ana e Pedro- Vivina de Assis Viana e Ronald Claver

Ana mora em São Paulo, gosta de ler, de ir ao cinema, de estar à beira-mar, coleciona cartas e lápis. Nas cartas ela fala das praias paulistas, no José Wilker, e que quer votar no Covas;
Pedro é de Belo Horizonte, gosta de futebol, até joga em um time, escreve poesias, ama as montanhas. Ele fala na professora de Geografia. Que vai ao comício do Lula e nas montanhas que aconchegam a capital mineira.
Eles se conhecem graças a Malu, amiga de Pedro que Ana conheceu em Cabo Frio nas suas últimas férias.
No início Pedro acha que é uma brincadeira dos amigos. Ana não tem muita confiança sobre Pedro, não sabe se ele irá responder. Mas de forma que o tempo vai passando um acredita na existência do outro.
Durante um ano eles trocam cartas. E também livros e poesias.
Pedro descobre que o T.  após o nome de Ana nas cartas era de Ternura, Ana Ternura.
Os dois sonham em um dia se encontrar, até combinam roupas e o que levarão para se conhecerem. A relação entre os dois vai se estreitando e a cada vez mais vontade de se conhecerem pessoalmente cresce.


Por: Anna Karolyna