quarta-feira, 31 de agosto de 2016

As Viagens de Gulliver
Autor - Jonathan Swift
Gulliver é um cirurgião que vai a bordo de navios para ajudar os navegantes e atuar como médico de emergência em determinadas ocasiões Em sua primeira viagem ele chega à uma ilha chamada Lilliput, onde todos os cidadãos são pequeninos. Gulliver come, beber e em pouco tempo aprende a língua falada pelos cidadãos daquela ilha, e com isso melhora sua convivência com os cidadãos da ilha.“O homem montanha”, como era chamado pelos cidadãos, é ordenado pelo rei a lutar contra os Blefuscu, povo que discordava dos Liliputianos quanto a forma de quebrar o ovo: se pela ponta mais fina ou pela mais grossa. Gulliver vence a Batalha e recebe um título de honra. Além disso, também fica amigo do rei de Blefuscu.Novamente terá de fazer um serviço para o rei, desta vez ele é chamado para apagar um incêndio na casa da imperatriz. Gulliver apaga o fogo com sua rina, o que era ilegal naquele país.O rei de Liliput tenta matá-lo aos poucos de fome por sua atitude. Avisado por um amigo importante da corte, Gulliver foge para Blefuscu e lá é ajudado a retomar para Inglaterra.
Depois de retornar à sua casa ele embarca em mais um navio para uma nova viagem. Desta vez acaba perdido e sozinho nas terras de Brobdingnag, um lugar onde, todas as pessoas são gigantes.Agora Gulliver é tido como um pequeno objeto de adorno para o cidadão que o encontrou, fazendo dele fonte de renda e lucro.Com o propósito de melhor cuidá-lo e ensiná-lo seu idioma, a filha do comerciante o veste para que até mesmo o Rei possa vê-lo dançar e brincar. Mas infelizmente ele vive algumas desventuras naquela terra por conta de sua altura, porem ele encontra por marinheiros ingleses e retorna a sua casa.
Em sua terceira viagem passou por Labuta, Balnibarbi, Glubbdubdrib e Luggnagg. Na primeira viagem ele se encontra em umas ilha voadoras, onde os cidadãos ignoram todos os outros estudos e exaltam a matemática e a música, entretanto são péssimos nas outra matérias .
Após sua partida de Labuta ele foi para Balnibarbi, encontrando lá construções mal feitas e nenhum sinal de árvores ou qualquer outro tipo de planta.Gulliver encontra um cidadão que tem sua casa perfeita, já que todos os outros estudam em métodos difíceis de como começarem uma casa pelo telhado. Então partiu para a Ilha de Glubbdubdrib, depois de passar por Luggnagg. Em Glubbdubdrib quase todos eram fantasmas ou espíritos que se esvaíam ao estalar de dedos. Gulliver depois de uma conversa com Alexandre, o Magno voltou à sua casa.
Em sua última viagem foi ao país dos Houyhnhnms, a terra dos cavalos inteligentes. Esta foi a viagem que deu à Gulliver maiores ensinamentos. Um dos mais difíceis foi aprender o dialeto dos quadrúpedes, já que ele precisou relinchar como um cavalo para que seu tom de voz saísse semelhante ao dos animais. O segundo pior ensinamento foi convencer os cidadãos da cidade de que ele não era um Yahoo, termo usado para designar os primatas da ilha. Em sua volta à sua cidade a pior parte foi esquecer os costumes cavalares, já que ficou um longo tempo falando de maneira “relinchosa”".

Por:Victor Silva Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário