Trata-se de uma história sobre cobiça, poder e loucura, na qual acompanhamos a ascensão do general Macbeth ao trono da Escócia. A peça provavelmente foi escrita entre 1603 e 1607, junto ou um pouco antes de Hamlet. Macbeth é um general leal e corajoso que volta do combate. No caminho, encontra três bruxas, que fazem uma profecia de grandeza: que em breve ele será Thane de Cawdor, e em seguida tornará-se rei. Macbeth é acompanhado por seu amigo Banquo, que pergunta às bruxas o que o destino reserva para ele; elas respondem que ele não será rei, mas será o pai de uma linhagem de reis. Após o sumiço das bruxas, um mensageiro vai encontrar Macbeth e Banquo, para trazer boas notícias: Macbeth foi nomeado Thane de Cawdor. A concretização da primeira parte da profecia acende a ambição de Macbeth, que escreve uma carta narrando o que aconteceu à sua esposa.
Quando o rei Duncan decide passar uma noite no castelo de Macbeth, sua esposa cria um plano para assassinar o rei e usurpar seu trono. Com sedução e artimanhas, ela convence seu marido a colocar o plano em prática. Ele consegue colocar a culpa do assassinato nos criados do rei; os filhos do rei fogem de medo, e Macbeth assume o trono.
Apesar do sucesso, Macbeth não tem paz: ele é atormentado tanto pela culpa pelo que fez (e pelas atrocidades que passa a cometer, como veremos), quanto pelo constante medo de perder o trono. Ele lembra da profecia que as bruxas fizeram sobre Banquo: que seus filhos iniciariam uma nova linhagem de reis. Temeroso, Macbeth encomenda a morte de Banquo e de seu filho. Porém, o filho de Banquo consegue escapar dos assassinos, e foge.
Na noite da morte de Banquo, Macbeth é atormentado pelo espectro do amigo traído, que senta-se em seu lugar à mesa. O rei grita e desespera-se, o que força Lady Macbeth a pedir que os convidados se retirem.
Cada vez mais perturbado, Macbeth resolve consultar as bruxas novamente, para descobrir qual será seu destino. Elas fazem novas profecias: que o rei deve ter “cuidado com MacDuff”, mas que ele não tem nada a temer já que jamais poderia ser derrotado por homem algum “nascido de uma mulher”. Finalmente, anunciaram que Macbeth não seria derrotado até que “a Floresta de Birnam caminhe até as alturas do Monte Dunsinane”. Macbeth fica mais tranqüilo, mas para certificar-se de sua paz manda matar todos no castelo de MacDuff, incluindo sua esposa e filhos.
Após seus muitos crimes, Macbeth passa a ser visto como um tirano e perde o apoio da maioria de seusthanes. Um dos filhos do falecido rei Duncan e MacDuff organizam um exército para tentar derrubá-lo do poder. Ao atravessar a floresta de Birnam, ordenam aos soldados que cada um arranque e carregue consigo um galho, para camuflar-se – assim, a floresta caminha até o Monte Dunsinane, concretizando uma das profecias.
Finalmente, McDuff luta contra Macbeth, que não teme o oponente porque ouviu das bruxas que nenhum homem nascido de uma mulher poderia derrotá-lo. É nesse momento que McDuff revela que nasceu de cesariana, e não propriamente de uma mulher – ele corta a cabeça de Macbeth, acabando com seu reinado sanguinolento.
Anna Karolyna Lima.