CYRANO DE BERGERAC (Edmond Rostand)
Cyrano de Bergerac é a obra prima do escritor francês Edmond Rostand, e foi um sucesso monumental no século XIX. Na época, o teatro francês estava mergulhado na mesmice e em peças que não agradavam o público. Porém, os versos românticos e decididos conquistaram a população e transformaram o espadachim Cyrano em um herói poético e altruísta.
Cyrano é um soldado, músico, astrônomo, espadachim e poeta, que se apaixona por sua prima Roxana; uma garota inteligente que gostava de ser cortejada com palavras bonitas e originais; porem ele esconde esse amor por achar que sua aparência física não a agradaria principalmente por seu gigantesco nariz. Um dia entra um novo recruta em seu regime, Cristiano, belíssimo contudo nada inteligente, não sabe declamar, escrever, ou rimar, mas sua beleza já foi o suficiente para fazer com que Roxana se apaixonasse por ele, pedindo que o primo prometa protege-lo. Cumprindo sua palavra, Cyrano acaba se tornando amigo de Cristiano e descobre que ele não consegue se declamar a sua prima, pois não encontra palavras para se expressar; dessa maneira ele teve uma ideia: escreveria as cartas que Cristiano entregaria a Roxana, juntando assim a beleza de um com a inteligência do outro. E assim é feito, Cyrano começa a escrever cartas lindas declarando todo seu amor por sua prima que seriam assinadas por seu "novo amigo", a moça se encanta e se apaixona pelas cartas, a ponto de enfrentar sua família e casar-se em segredo. Depois disso Cristiano acredita já ter ganho o coração de sua amada e decide ir a ela e declamar sozinho, todavia usa de versos simples e comuns(Eu a amo, Eu a amo tanto, Eu a amo tanto...) desinteressando a moça, Cyrano então entra em cena no lugar dele(estava escuro dessa maneira Roxana não consegui distinguir a diferença entre os dois, a não ser pelo tom da voz, mas Cyrano improvisa uma desculpa e a faz acreditar) e"o salva" revelando os poemas mais belos e harmoniosos.
Quer saber o que acontece depois disso? Oque será que Cristiano dirá depois dessa declaração de amor? E Roxana, no final, ficará com quem?
Para mais informações leia "CYRANO DE BERGERAC"
ALGUNS DADOS DO LIVRO EM PEÇAS:
- A peça Cyrano de Bergerac foi encenada pela primeira vez em 27 de dezembro de 1897.
- O primeiro intérprete de Cyrano no teatro foi Constant Coquelin, que atuou mais de 400 vezes no Théàtre Porte-Saint-Martin e em um tour pela América do Norte. Coquelin tinha, na época da estréia, 56 anos, e essa diferença de idade acabou alterando a criação de Rostand, conferindo a personagem uma conotação mais paternal.
- Quando Coquelin faleceu, em 1909, foi o próprio Rostand que escolheu seu substituto: Charles Le Bargy, no auge de sua carreira; em 1913, porém, cedeu lugar a Lucien Rozenberg, que interpretou o Cyrano até o início da Primeira Guerra Mundial.
- Em vários palcos estrangeiros Cyrano foi interpretado, já à época de Rostand. Em Londres, Sarah Bernhardt interpretou a romântica Roxane em 1901. Atores comoGualtiero Tumiati, na Itália, Diaz de Mendoza, na Espanha, Robert Lorraine, na Inglaterra, também o interpretaram.
- Richard Mansfield foi o primeiro a interpretar Cyrano numa versão norte-americana. Na Broadway a produção que mais durou teve 232 apresentações em 1923 e estrelouWalter Hampden.Walter Hampden voltaria a interpretá-lo em 1926, 1928, 1932 e 1936.
- Em 1928, no Teatro Sarah Bernhardt, na França, surge o primeiro intérprete jovem de Cyrano: Pierre Fresnay.
- José Ferrer, que posteriormente o interpretaria no cinema, passou a interpretar Cyrano na Broadway em 1946. Outros atores a interpretá-lo foram Ralph Richardson,DeVeren Bookwalter, Derek Jacobi, Richard Chamberlain e Christopher Plummmer, numa versão musical de 1973.
- A produção da Broadway de 2007 teve Kevin Kline como Cyrano, Jennifer Garner como Roxane e Daniel Sunjata como Cristiano.
ALGUNS DADOS DO LIVRO NO CINEMA:
- Em 1946, o filme francês dirigido por Fernand Rivers, sob a interpretação de Claude Dauphin, trazia o Cyrano para as telas de cinema.
- Em 1950, a interpretação de Cyrano de Bergerac por José Ferrer, sob a direção de Michael Gordon, lhe valeu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator.
- Em 1950, a versão japonesa Aru kengo no shugai, de Hiroshi Inagaki, trazia Toshiro Mifune no papel principal.
- José Ferrer voltou a interpretar Cyrano em 1960, no filme francês Cyrano et D’Artagnan, ao lado de Jean Pierre Cassel comoD’Artagnan, sob a direção de Abel Gance.
- Houve também versões com livre adaptação, inclusive alguma comédias, como Roxane, com Steve Martin e Daryl Hannah, em 1987.
- Em 1990, Gerard Depardieu interpretou Cyrano, sob a direção de Jean-Paul Rappeneau e a adaptação de Jean-Claude Carrière e Jean-Paul Rappeneau, num filme franco-húngaro.
UM POUCO SOBRE O AUTOR:
Descendente de um prefeito de Marselha, Alexis Rostand Joseph (1769-1854), Edmond Rostand nasceu em uma família rica, sendo filho do economista Eugène Rostand.
Em 1880, o pai leva sua família, Edmond, sua mãe e dois primos no elegante spa Bagnères-de-Luchon. Instalado inicialmente no "chalet Spont", em seguida, na "villa Devalz", eles então constróem a "Villa Julia", próximo ao Casino. Edmond Rostand vive 22 anos em Luchon, que inspirou suas primeiras obras.
Diplomado em direito, jamais exerceu a profissão e, desde o início da faculdade, freqüentou as rodas literárias, conhecendo aí seu grande amor, a poetisa Rosemonde Etiennette Gérard, autora do livro "As Flautas".
Por: Beatriz Caroline Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário