quarta-feira, 16 de março de 2016

Cabeça De Garota - Maria José Silveira





O livro conta sobre a vida de Lana; Ela leva uma vida comum. É inteligente, solidária e bonita, mas enxerga-se como um poço de defeitos. "Uma tragédia grega", como gosta de repetir. Não esconde de ninguém que adora o Paulo Renato, garoto bonito de sua escola, cheio de fãs, e que não lhe dá a menor bola. 
Até a família de Lana é muito bacana. Seus pais são muito compreensivos com ela, mesmo diante dos inúmeros conflitos e dúvidas que a cercam. O irmão mais velho, ela reconhece, "é um cara legal, sem sombra de dúvida". Além do mais, tem uma namorada linda, de quem Lana gosta muito, porém tenha ciúme dela com o irmão.
Ainda assim, a jovem vive fazendo problemas para si mesma. Lana pode, sem esforço, saber de experiências realmente traumatizantes, que desdobram-se em problemas de fato para quem as vivem. 
Sua amiga Mara, por exemplo, que sempre foi gordinha de corpo, começa a dar sinais de que está sofrendo de bulimia, vomitando o que come para não engordar. Mara passa também a fumar cigarros, acreditando que isso a fará emagrecer, um equívoco bem danoso à saúde, muito comum entre adolescentes. 
Já o caso de Tatiana, outra amiga de Lana, chega a ser revoltante. Quando tinha cerca de 9 anos, sofre abuso sexual de um tio e se sente na obrigação de não revelar o episódio a ninguém. Até então uma excelente aluna, Tati começa a tirar notas baixas na escola, torna-se briguenta e faz brincadeiras nada engraçadas com os colegas. 
Lana sonha várias coisas com o Paulo Renato, ele não sente nada por ela, mas mesmo assim ela continua louca por ele. Ela tem um amigo, Daniel, ele sente algo a mais por ela, mas não fala nada. Eles passam por muitas aventuras junto, e Lana começa a se apaixonar por ele, no final eles acabam namorando, o que sempre foi o sonho de Lana.

Por: Anna Karolyna

Nenhum comentário:

Postar um comentário