segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CYRANO DE BERGERAC (Edmond Rostand)



CYRANO DE BERGERAC (Edmond Rostand)

Cyrano de Bergerac é a obra prima do escritor francês Edmond Rostand, e foi um sucesso monumental no século XIX. Na época, o teatro francês estava mergulhado na mesmice e em peças que não agradavam o público. Porém, os versos românticos e decididos conquistaram a população e transformaram o espadachim Cyrano em um herói poético e altruísta.


Cyrano é um soldado, músico, astrônomo, espadachim e poeta, que se apaixona por sua prima Roxana; uma garota inteligente que gostava de ser cortejada com palavras bonitas e originais; porem ele esconde esse amor por achar que sua aparência física não a agradaria principalmente por seu gigantesco nariz. Um dia entra um novo recruta em seu regime, Cristiano, belíssimo contudo nada inteligente, não sabe declamar, escrever, ou rimar, mas sua beleza já foi o suficiente para fazer com que Roxana se apaixonasse por ele, pedindo que o primo prometa protege-lo. Cumprindo sua palavra, Cyrano acaba se tornando amigo de Cristiano e descobre que ele não consegue se declamar a sua prima, pois não encontra palavras para se expressar; dessa maneira ele teve uma ideia: escreveria as cartas que Cristiano entregaria a Roxana, juntando assim a beleza de um com a inteligência do outro. E  assim é feito, Cyrano começa a escrever cartas lindas declarando todo seu amor por sua prima que seriam assinadas por seu "novo amigo", a moça se encanta e se apaixona pelas cartas, a ponto de enfrentar sua família e casar-se em segredo. Depois disso Cristiano acredita já ter ganho o coração de sua amada e decide ir a ela e declamar sozinho, todavia usa de versos simples e comuns(Eu a amo, Eu a amo tanto, Eu a amo tanto...) desinteressando a moça, Cyrano então entra em cena no lugar dele(estava escuro dessa maneira Roxana não consegui distinguir a diferença entre os dois, a não ser pelo tom da voz, mas Cyrano improvisa uma desculpa e a faz acreditar) e"o salva" revelando os poemas mais belos e harmoniosos.
Quer saber o que acontece depois disso? Oque será que Cristiano dirá depois dessa declaração de amor? E Roxana, no final, ficará com quem?
Para mais informações leia "CYRANO DE BERGERAC"



ALGUNS DADOS DO LIVRO EM PEÇAS:
  • A peça Cyrano de Bergerac foi encenada pela primeira vez em 27 de dezembro de 1897.
  • O primeiro intérprete de Cyrano no teatro foi Constant Coquelin, que atuou mais de 400 vezes no Théàtre Porte-Saint-Martin e em um tour pela América do Norte. Coquelin tinha, na época da estréia, 56 anos, e essa diferença de idade acabou alterando a criação de Rostand, conferindo a personagem uma conotação mais paternal.
  • Quando Coquelin faleceu, em 1909, foi o próprio Rostand que escolheu seu substituto: Charles Le Bargy, no auge de sua carreira; em 1913, porém, cedeu lugar a Lucien Rozenberg, que interpretou o Cyrano até o início da Primeira Guerra Mundial.
  • Em vários palcos estrangeiros Cyrano foi interpretado, já à época de Rostand. Em Londres, Sarah Bernhardt interpretou a romântica Roxane em 1901. Atores comoGualtiero Tumiati, na Itália, Diaz de Mendoza, na Espanha, Robert Lorraine, na Inglaterra, também o interpretaram.
  • Richard Mansfield foi o primeiro a interpretar Cyrano numa versão norte-americana. Na Broadway a produção que mais durou teve 232 apresentações em 1923 e estrelouWalter Hampden.Walter Hampden voltaria a interpretá-lo em 1926, 1928, 1932 e 1936.
  • Em 1928, no Teatro Sarah Bernhardt, na França, surge o primeiro intérprete jovem de Cyrano: Pierre Fresnay.
  • José Ferrer, que posteriormente o interpretaria no cinema, passou a interpretar Cyrano na Broadway em 1946. Outros atores a interpretá-lo foram Ralph Richardson,DeVeren BookwalterDerek JacobiRichard Chamberlain e Christopher Plummmer, numa versão musical de 1973.
  • A produção da Broadway de 2007 teve Kevin Kline como Cyrano, Jennifer Garner como Roxane e Daniel Sunjata como Cristiano.


ALGUNS DADOS DO LIVRO NO CINEMA:

  • Em 1946, o filme francês dirigido por Fernand Rivers, sob a interpretação de Claude Dauphin, trazia o Cyrano para as telas de cinema.
  • Em 1950, a interpretação de Cyrano de Bergerac por José Ferrer, sob a direção de Michael Gordon, lhe valeu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator.
  • Em 1950, a versão japonesa Aru kengo no shugai, de Hiroshi Inagaki, trazia Toshiro Mifune no papel principal.
  • José Ferrer voltou a interpretar Cyrano em 1960, no filme francês Cyrano et D’Artagnan, ao lado de Jean Pierre Cassel comoD’Artagnan, sob a direção de Abel Gance.
  • Houve também versões com livre adaptação, inclusive alguma comédias, como Roxane, com Steve Martin e Daryl Hannah, em 1987.
  • Em 1990, Gerard Depardieu interpretou Cyrano, sob a direção de Jean-Paul Rappeneau e a adaptação de Jean-Claude Carrière e Jean-Paul Rappeneau, num filme franco-húngaro.

UM POUCO SOBRE O AUTOR:


Descendente de um prefeito de Marselha, Alexis Rostand Joseph (1769-1854), Edmond Rostand nasceu em uma família rica, sendo filho do economista Eugène Rostand.
Em 1880, o pai leva sua família, Edmond, sua mãe e dois primos no elegante spa Bagnères-de-Luchon. Instalado inicialmente no "chalet Spont", em seguida, na "villa Devalz", eles então constróem a "Villa Julia", próximo ao Casino. Edmond Rostand vive 22 anos em Luchon, que inspirou suas primeiras obras.
Diplomado em direito, jamais exerceu a profissão e, desde o início da faculdade, freqüentou as rodas literárias, conhecendo aí seu grande amor, a poetisa Rosemonde Etiennette Gérard, autora do livro "As Flautas".



Por: Beatriz Caroline Câmara

domingo, 4 de setembro de 2016



A ALDEIA SAGRADA



Nessa obra o autor Francisco Marins relata fatos de dois eventos históricos importantes da história do nosso país ocorridos no sertão baiano: a Guerra de Canudos e o resgate do meteorito Bendegó, ambos no século XIX, na visão dos sertanejos que foram derrotados.

Ele narra a história de Didico, um garoto pobre de 12 anos que mora no sertão do Brasil com seu tio e sua tia. Sozinho no mundo, após a morte de sua tia e o sumiço de seu tio, Didico decide juntar-se a um grupo de retirantes para poder fugir da terrível seca que assola a região. Enfrentando situações de perigo, como o bando de Carimbamba, ele segue seu caminho acampando de aldeia em aldeia. Numa dessas aldeias ele conhece um homem idoso e de aspecto bondoso chamado Antônio Conselheiro, que construiu um povoado, às margens do rio Vaza-Barris, conhecido como Canudos, onde todos os moradores se ajudam. Descobrindo que seu tio mora nessa aldeia, Didico parte para lá. É o ano de 1887 e a população de jagunços do povoado, liderados por Antônio Conselheiro, estão em guerra contra o governo republicano, dispostos a tudo para defender-se dos ataques. O governo começa a mandar tropas ao local, resultando na sangrenta guerra que ficou conhecida como Guerra dos Canudos. Didico chega ao local no auge da guerra, testemunhando o ataque dos soldados que mataram quase todos os moradores do povoado.

Resultado de imagem para a aldeia sagrada                        Resultado de imagem para a aldeia sagrada                                                                                                                                                                                                                       Matheus Zanata Souza nº23

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

360 dias de sucesso

   360 dias de sucesso é um livro que é muito bom de ler, porque além de ser uma leitura rapida, você nao vai querer parar, ate que saiba o inesperado fim.
   Thalita Rebouças conta a historia de um grupo de amigos, Pedro, Theo, Pá, Gualter e Mari quando se conhecem por acaso e começam a tocar junto, mas eles achavam que ia ser apenas por diversão, como uma forma de relaxar e esquecer as coisas ruins da cabeça.
    Porém o destino imprevisível fez surgir um sucesso inexplicável e fama invadir a vida dos jovens.
    Mas com isso vieram inúmeras coisas, que envolvem relacionamentos, brigas, traições, dinheiro e claro, a fama.
    Mesmo com esses problemas e vantagens eles jamais deixariam a música de lado, fizeram até capa de revista e outras coisas do tipo.
    Esse livro fala sobre sonhos e o quão importante é segui-los para que se realizem.
    Por isso, vamos ler também essa história, vale muito a pena. Pode confiar!



 AUTORA: THALITA REBOUÇAS


                                                                    Victória Marques

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Escaravelho do Diabo

                                  O Escaravelho do Diabo
O livro é todo voltado aos misteriosos assassinatos de várias pessoas. Todas tinham em comum duas coisas, todas eram ruivas de nascimentos com sardas e o mais estranho é que antes de serem assassinadas recebiam besouros empalhados.Os besouros eram diferentes, cada tradução dos nomes mostravam como a pessoa foi morta.
 O primeiro foi Hugo, dois dias após receber o besouro foi encontrado morto com uma espada fincada no peito. Seu irmão Alberto ficou um tanto chocado e curioso por seu irmão ter essa morte sem mais e nem menos, e começou a ajudar o Inspetor Pimentel no caso.
Logo depois Clarece, filho de Cora O'Shea dona de uma pensão, foi envenenado. Maria Fernanda, cantora de ópera , foi assassinada duante uma apresentação. A causa da morte foi uma seta envenenado que foi diparada de uma zarabatana. Aproxima vitima foi um pássaro de penugem avermelhada, o pássaro foi estrangulado e inteiramente despenado.
Alberto e o Inspetor Pimental afim de evitar próximas mortes alertaram os ruivos da cidade para saírem de lá. Após o aviso demorou alguns dias até o próximo ato do "inseto".Ele atacou a Rachel, o ataque cortou uma veia de seu pescoço, mas por sorte um medico passava por lá e a ajudou.
Aconteceram muitos desentendimentos, brigas, falsas acusações, suspeitos até o último crime do "inseto". Ele incendiou a igreja, matando o último ruivo da cidade,o Padre Afonso, e uma pessoa que confessava.Com essa morte o caso se deu por encerrado.
Cinco anos depois de tudo, Alberto já estava formado e conversava com um amigo quando sem querer descobriu quem era o "inseto" e o porquê dele der feito aquilo.

Quer saber quem é o "inseto"? O porquê de tais atos? Leia vale a pena!!!






Lúcia Machado de Almeida
Resultado de imagem para lucia machado de almeida












Lúcia Machado de Almeida foi uma escritora brasileira. É autora de livros infanto-juvenis de sucesso, principalmente entre os jovens dos anos 1980, e são editados até hoje.




Giovanna I. Camilo
Nome  Henrique Laforga Nome do livro : A Moreninha                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

                                                                                                                                                                     Augusto,um jovem estudante de medicina , era fiel a um juramento de amor feito na infancia              No entanto ao reconhecer ao conhecer a linda Moreninha irmã de seu amigo Filipe em um feriado na ilha de Paquetá , seu novo amor estava despertando em seu coração e tudo indicava que era correspondido  
Esta obra é considerada um romance de obra brasileira