O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.
Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates. Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.
5 Minutos
A história de 5 minutos é um romance passado no Rio de Janeiro no ano de 1857, onde um homem não tem ideia do que é paixão e, se atrasa 5 minutos de seu ônibus e é obrigado a pegar outro, onde encontra uma moça de 16 anos, chamada Carlota, que o ama secretamente e ela se torna uma obsessão em sua mente, a moça é adoentada e o seguia em festas e nas ruas.
O momento quando ele vai atrás dela e encontra-a, ela revela sua identidade, sua doença e o abandona em destino a Europa para realizar o tratamento de sua doença, o deixando com duas opções em mente, a de sofrer com seu esquecimento e morte, ou ir atrás de sua amada e aproveitar seus últimos dias de vida, o rapaz vai atrás da moça depois de tanta confusão, beija-a e magicamente sua doença é curada, eles voltam casados ao brasil e vivem felizes para sempre.
O livro não parece ser direcionado ao leitor, mais é sim, uma carta a prima do autor.
Aluno: Elydio Mantovani Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário