terça-feira, 26 de abril de 2016

Livro: Cinco Anos Sem Chover.
Autor: Lino de Albergaria.
BiografiaIsalino Silva de Albergaria, nasceu em Belo Horizonte, no dia 24 de abril de 1950. É um escritor, tradutor e editor brasileiro. Embora tendo escrito romances para o público adulto e um livro teórico sobre literatura para jovens, a maior parte de seus livros é dirigida ao público infantil e juvenil, sobretudo aos pré-adolescentes.
Personagens Principais: Raimundinho e sua Mãe.
Personagens Secundários: Ciça, Conceição(irmã), pai, Dona Inês, caminhoneiros(Seu Afonso e Seu Nicolau), e o marceneiro(Beto).



                                                             RESUMO

Raimundinho era um garoto humilde que morava no sertão com seus pais, e Conceição. A casa onde moravam era de barro alaranjado, o terreiro em volta era seco, e nenhuma criação de animais por perto. Esta não era a primeira estiagem que passavam, todos os dias depois da escola, Raimundinho observava o céu para ver se tinha alguma nuvem carregada, pois fazia muito tempo que não chovia, com isso os rios e lagos foram secando, e a pobreza e a fome aumentando. O pai foi para  São Paulo em busca de emprego, disse que voltaria para rever a família. O tempo foi passando, a estiagem cada vez maior, e passado alguns dias, eles tiveram que comer farelos de rapadura pois a fome era muita. Descobriram então que o Pai nunca mais voltaria para o sertão e parou de mandar dinheiro para a família, com isso, a mãe decidiu ir em busca de trabalho na cidade, levando junto com ela apenas o filho maior, Raimundinho. Durante a viajem, pegaram inúmeras caronas de caminhões e  Raimundinho adorava conversar com os caminhoneiros, chegando em SP, perto da estação de de ônibus havia uma grande movimentação de retirantes, e logo de manhãzinha estavam planejando invadir um armazém para roubarem comida, pois não tinham dinheiro para comprar. No dia seguinte, Raimundinho e sua mãe tentaram ir para outro lugar da cidade, e foram para um posto onde chegavam e saiam caminhões, na pequena viajem começou a chover, e o garoto ficou deslumbrado e feliz!. A mãe conseguiu alguns empregos como, passadeira e empregada doméstica, e o Raimundinho começou a ajudar o marceneiro em sua oficina, fazendo móveis de decoração e aprendeu sozinho a fazer gaiolas de qualquer tipo, com isso conseguiam seu próprio dinheiro, e a vida melhorou!



Nome: Bruna G. S. Oliveira

Um comentário: