quarta-feira, 20 de maio de 2015

Culinária do Brasil

                          Culinária do Brasil

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.

Pratos típicos
  • Centro-oeste: Pacu assado com farofa de couve, carne seca com banana-da-terra verde, farofa de banana-da-terra madura além do tradicional churrasco.
  •  Norte: A maniçoba, Pato no tucupi, Picadinho de jacaré, Pirarucu de casaca, Tacacá.
  • Nordeste: Tapioca, Baião de dois, vatapá, moqueca, etc.
  • Sudeste:  Feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira
  • Sul: churrasco, carne bovina ou ovina, dispostas em espetos, temperadas basicamente com sal grosso e grelhadas em churrasqueiras, a base de carvão ou lenha.
Por Tatiely Ribeiro Kusumota e Amanda Câmara Retondo 





Nenhum comentário:

Postar um comentário